A Prefeitura de Uberlândia tem trabalhado ativamente no combate aos incêndios que atingem as áreas urbana e rural de Uberlândia, empenhando, diuturnamente, equipes e maquinários de diversos setores e Defesa Civil no apoio constante às demais forças de segurança. Particularmente, nos últimos 15 dias, mais de 220 mil litros de água foram encaminhados, por meio de caminhões pipa e hidrojateamento, às áreas afetadas pelo fogo. Além disso, o prefeito Odelmo Leão determinou que as unidades de saúde permaneçam em alerta para ampliar as equipes de plantão em caso de necessidade devido à baixa qualidade do ar decorrente do período mais seco agravado pelas queimadas.
“Estamos atentos 24 horas, acompanhando de perto todo o trabalho das nossas equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos. Somente nesta quinta-feira (5), no Parque do Pau Furado, mais de 80 pessoas estiveram mobilizadas no combate às chamas. Agradeço aos servidores e às empresas, que também estão disponibilizando profissionais e equipamentos para esta ação. Provocar incêndios é crime”, reforça o prefeito Odelmo Leão, lembrando que denúncias sobre queimadas podem ser feitas pelos telefones 190 e 181.
Desde a segunda quinzena de agosto, as secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras e Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), além do Departamento Municipal de Água e Esgoto, integram uma verdadeira força-tarefa liderada por Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para impedir o avanço das queimadas em Uberlândia. Nesse período, mais de 30 equipamentos foram utilizados, entre caminhões pipa, hidrojatos, retroescavadeiras e outros veículos, com mais de 40 profissionais na linha de frente.
A SMAEI também contatou todos os presidentes de Conselhos Rurais, Patrulha Rural de Martinésia e Miraporanga e Associação de Moradores de Cruzeiro dos Peixotos para obter informações sobre as propriedades atingidas e agendar visita de técnicos com o objetivo de avaliar os danos.