A Prefeitura de Uberlândia levou quase 300 estudantes de cinco escolas municipais para o desfile de 7 de Setembro neste sábado (7). A participação do Município no momento cívico-militar contou ainda com integrantes dos Centros Educacionais de Assistência Integrada do Idoso (Ceais) e dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas). As comemorações pela independência do Brasil tiveram início às 8h com o hasteamento da bandeira nacional, na praça Tubal Vilela, ao som da Banda Municipal. Em seguida, o cortejo com mais de 1,5 mil participantes percorreu a avenida Floriano Peixoto, entre as ruas Quintino Bocaiuva e Goiás.
“É um dia de festa, amor e respeito à Pátria que deveria ser comemorado durante todo o ano. A presença dos participantes e do público mostra que o esse amor existe, estão todos de parabéns”, disse o prefeito Odelmo Leão.
O desfile foi organizado pela Prefeitura em parceria com o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec). O prefeito Odelmo Leão acompanhou a solenidade ao lado de diversas autoridades, incluindo o subcomandante do 36º BIMec, Major Clayton Freitas Serra, o comandante da 9ª Região da Polícia Militar, Cel. Carlos Eduardo Ferreira, e o comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros Militar, Cel. Ricardo Marisguia Mendes.
A participação da Secretaria Municipal de Educação contou com estudantes das escolas Professora Stella Saraiva Peano, Professor Leôncio do Carmo Chaves, Hilda Leão Carneiro e Doutor Afrânio de Freitas Azevedo. Ao som de fanfarras, as unidades de ensino mostraram integração e alegria entres participantes e público ao abordarem o tema “Esporte como ferramenta de inclusão social”. Os estudantes utilizaram uniformes de times brasileiros e fizeram alusões ao futebol, vôlei, atletismo, ginástica, basquete e natação. As Olimpíadas e as Paralimpíadas tambêm foram lembradas com referências à suas origens, assim como os Jogos das Escolas Municipais de Uberlândia (Jemu).
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social levou apresentações de capoeira, balizas e hip hop, feitas por turmas dos Ceais e Naicas. O objetivo foi apresentar o trabalho feito nas áreas de musicalidade, integração social e qualidade de vida.
Neste ano, o desfile, puxado pelo 36º BIMec e dividido entre grupamentos a pé e motorizados, também contou com a Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Sistema Prisional, bombeiros mirins, Defesa Civil, Colégio Tiradentes, Conservatório Cora Pavan Caparelli, União dos Escoteiros do Brasil, Rotary Clube, Ordem DeMolay, Ação Paramaçônica Juvenil, Ordem Internacional das Filhas de Jó, Bem Estar, Banda União Racional, Fundação Aprendizagem Desenvolvimento Social Menor (Fadesom), Projeto Saúde e Equilíbrio BMX, Grupo Volkswagen Vintage – Garage Uberlândia, Clube do Jeep e Centro de Treinamento de Cavalos JC.