O prefeito Odelmo Leão participou, na tarde desta quarta-feira (11), da recepção dos paratletas, assistentes e treinadores que representaram Uberlândia nos Jogos Paralímpicos de Paris. O evento aconteceu no Praia Clube e também contemplou uma coletiva de imprensa.
“Por meio do trabalho desenvolvido pela Prefeitura e seus parceiros ao longo dos últimos anos, Uberlândia se tornou a capital nacional do paradesporto e passou a representar boa parte da seleção brasileira em diversas modalidades. Além disso, investimos na formação de novos paratletas, com aulas gratuitas de iniciação esportiva oferecidas em espaços da Futel, com estrutura adequada e acompanhamento de profissionais de educação física da Futel. Em nome do povo de Uberlândia, parabenizo novamente os nossos atletas, que deixam um recado aos brasileiros de que não há limites quando queremos e perseguimos algo”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
Com 15 das 89 medalhas conquistadas pelo Brasil na edição 2024 das Paralimpíadas, Uberlândia fez história com seus paratletas integrantes de equipes formadas pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) junto aos parceiros Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube e pelo próprio Praia Clube. No quadro final de medalhas da competição, encerrada no domingo (8), a cidade foi responsável por 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 7 de bronze, com direito a recordes paralímpicos.
Em relação às equipes formadas pela Futel e parceiros, as medalhas vieram no halterofilismo, com ouro e recorde paralímpico de Tayana Medeiros, da Futel/Praia Clube, que levantou 156 kg na categoria “Até 86 kg”, e bronze de Lara Lima, da Futel/CDDU/Praia Clube, que ergueu 109 kg na categoria “Até 41 kg”.
Ainda no halterofilismo, a Futel/CDDU/Praia Clube foi representada por Mateus Assis (5º lugar na categoria “Até 107 kg”, ao erguer 212 kg) e por Caroline Fernandes (7º lugar na categoria “Até 79 kg”, ao levantar 128 kg), além do treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
A Futel/CDDU/Praia Clube também teve representantes na bocha: o paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, que foram acompanhados pelo treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel. Mateus chegou às quartas de final na disputa por pares. Já no atletismo, Rodrigo Parreira, da Futel/Praia Clube, ficou em 6º lugar no salto em distância, ao alcançar a marca de 5,60 metros.
Praia Clube
Além dos representantes das equipes da Prefeitura e parceiros, Uberlândia foi representada por 16 paratletas e 8 membros de comissões técnicas do Praia Clube. Ao longo dos Jogos Paralímpicos de Paris, a equipe conquistou 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 4 de bronze na natação, 1 de prata no triatlo e 2 de bronze no tênis de mesa.
Os paratletas da modalidade de natação são Gabriel Bandeira, João Pedro Brutos, Douglas Matera, Wendell Belarmino, Samuel Oliveira, Alan Basílio, Gabriel Araújo, Laila Suzigan, Mayara Petzold, Ruan Souza e Gabriel Melone. No tênis de mesa, Bruna Alexandre. No atletismo, Izabela Campos. No triatlo, Ronan Cordeiro. No tênis em cadeira de rodas, Gustavo Carneiro e Leandro Pena.