Para garantir a efetividade dos mutirões de exames e procedimentos em andamento, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (12), uma capacitação de alinhamento com os profissionais da rede envolvidos nos atendimentos ao público bem como nos agendamentos dos exames.
A capacitação buscou aprimorar a comunicação entre as equipes, detalhando com os profissionais o acolhimento, o fluxo do paciente para o agendamento dos exames e o direcionamento após a realização do procedimento para dar andamento na linha de cuidado com o paciente.
Além disso, também foram reforçados os protocolos de agendamento e, principalmente, de confirmação dos pacientes, o que inclui três dias seguidos de tentativas de contato feitos pela unidade básica de saúde de referência e também do call center. Após o terceiro dia de tentativa de contato, o paciente será retirado da fila de agendamento. No caso de confirmação, o paciente deverá comparecer à unidade de saúde para retirar o comprovante de agendamento.
Desde o início do ano, a Prefeitura de Uberlândia tem trabalhando para dar mais agilidade à realização de exames e procedimentos essenciais para o diagnóstico e tratamento da população. Recentemente, foi anunciado o mutirão de tomografia e ressonância magnética. Ao todo, serão ofertadas 4 mil vagas para ressonância e 3.200 para tomografia.
Além desta ação, já foram realizados mutirões de eletrocardiograma (com 12 mil exames realizados), de ecocardiograma (com 869 pacientes atendidos) e de mamografia e colonoscopia (com 2.500 e 392 procedimentos feitos), respectivamente.
“Estamos trabalhando para que a população que está na fila seja atendida. Por isso, estamos alinhando e reforçando com todos os envolvidos os fluxos e linhas de cuidado para garantir o atendimento de todos”, explicou o secretário de saúde, Adenilson Lima.