Para garantir o melhor fluxo de atendimento e equipes preparadas para situações de risco diante de ocorrências de grandes proporções, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizará dois simulados de incidente de múltiplas vítimas: o de mesa, nesta sexta-feira (13), e o de campo, no sábado (14). Os exercícios, que fazem parte da conclusão das atividades para a adoção do Plano de Múltiplas Vítimas da Secretaria Municipal de Saúde, envolverão lideranças em saúde, segurança e gestão de crises atuantes na cidade em diversos órgãos.
O simulado de mesa começará às 13h30 na sede da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, na avenida Paes Lemes, 558, Osvaldo Rezende. Ele será um preparativo para o simulado de campo, que acontecerá neste sábado (14), a partir das 9h, na trincheira do Taiaman, no km 626 da BR-365, próximo à avenida Juscelino Kubitscheck, e contará com aproximadamente 2 mil profissionais para recriar o cenário de um grave acidente de trânsito com múltiplas vítimas, provenientes da colisão entre um ônibus, um automóvel, duas motocicletas e quatro ciclistas. A operação exigirá a atuação coordenada das equipes para o resgate e atendimento das vítimas.
O objetivo é avaliar a capacidade de resposta das equipes de emergência da cidade em grandes incidentes, além de identificar melhorias nos protocolos de emergência e na comunicação entre as instituições durante a triagem, atendimento pré-hospitalar e transporte de vítimas, verificando o tempo de atendimento e a eficiência no recebimento e tratamento dos envolvidos no acidente.
“Ter esse fluxo determinado, desde o acionamento até o encaminhamento às unidades de referência para atendimento, garante uma melhor assistência em incidentes de múltiplas vítimas. E o simulado, no qual cada um conhece seu papel de atuação, é importante para que a equipe consiga colocar em prática os serviços sem estar em cenário de emergência complexos”, destacou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.
Além disso, o simulado permite que as equipes de trânsito e infraestrutura planejem e executem ações coordenadas para gerenciar o fluxo de veículos e a segurança da área, reduzindo o impacto para a população. Entre os parceiros estão Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), equipes técnicas da rede pública de saúde, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Hospital Municipal Dr, Odelmo Leão Carneiro, Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Trânsito no local
Durante o período do simulado, a região da BR-365 com a avenida Juscelino Kubitscheck será interditada. A população local deverá seguir o fluxo indicado pela Settran, que estará no local orientando motoristas e desviando o tráfego. Recomenda-se que os moradores e motoristas evitem transitar pela área durante a simulação, que ocorrerá entre 7h e 12h30.