Para garantir o melhor fluxo de atendimento e equipes preparadas para situações de risco diante de ocorrências de grandes proporções, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizou um simulado de incidente com múltiplas vítimas. O exercício, que faz parte da conclusão das atividades para a adoção do Plano de Múltiplas Vítimas da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu neste sábado (14), na BR-365, próximo à avenida Juscelino Kubitscheck, no bairro Dona Zulmira. A atividade exigiu atuação coordenada de diversas equipes e contou com aproximadamente 2 mil profissionais envolvidos direta e indiretamente e simulou um grave acidente de trânsito, com colisão entre um ônibus, um automóvel, duas motocicletas e quatro ciclistas.
O objetivo do simulado foi avaliar a capacidade de resposta das equipes de emergência da cidade em grandes incidentes, além de identificar melhorias nos protocolos de emergência e na comunicação entre as instituições durante a triagem, atendimento pré-hospitalar e transporte de vítimas, verificando o tempo de atendimento e a eficiência no recebimento e tratamento dos envolvidos no acidente.
“O prefeito Odelmo Leão incumbiu à Secretaria Municipal de Saúde a criação de um protocolo de atendimento de múltiplas vítimas juntamente com as forças de segurança e Defesa Civil. Para isso, contratamos o Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (Grau) para nos auxiliar na elaboração, execução e fiscalização do protocolo do simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV). No local, estiveram envolvidos diretamente 270 profissionais entre equipes da área da saúde, agentes das forças de segurança, além de 60 atores, que simularam as vítimas. Houve, também, a simulação de um transporte aeromédico feito pelo helicóptero Pégasus da Polícia Militar de Minas Gerais. Por meio do simulado, que será uma prática anual, vamos capacitar todos os envolvidos direta e indiretamente em uma ocorrência de grandes proporções que venham a ocorrer no município de Uberlândia”, destacou o secretário Adenilson Lima.
Além disso, o simulado permitiu que as equipes de trânsito e infraestrutura planejassem e executassem ações coordenadas para gerenciar o fluxo de veículos e a segurança da área, reduzindo o impacto para a população. Entre os parceiros estão Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), equipes técnicas da rede pública de saúde, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Polícia Rodoviária Federal(PRF), Polícia Militar (PM), Hospital Municipal Dr, Odelmo Leão Carneiro, Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Durante a execução do simulado, a região da BR-365 com a avenida Juscelino Kubitscheck foi interditada. Uma equipe da Settran estava no local direcionando o fluxo para as rotas alternativas.
Simulação de Gabinete de Crise
Ainda dentro das ações para adoção do Plano de Múltiplas Vítimas, também ocorreu, na sexta-feira (13), o simulado de mesa do Gabinete de Crise. A reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Integrada e contou com as lideranças da saúde e segurança, que recriaram possíveis situações de crises que envolvem grandes acidentes.