A população de Uberlândia conta há mais de 5 anos com um importante aliado no combate à violência contra a mulher: o aplicativo Salve Maria, que foi desenvolvido e lançado pela Prefeitura de Uberlândia em março de 2019. Nesse período, a tecnologia, disponibilizada gratuitamente nas plataformas Android e iOS, já soma 25.219 downloads e possibilitou o rápido encaminhamento às autoridades 1.438 denúncias. O recurso ainda possui o botão do pânico, exclusivo para situações emergenciais, cujo acionamento foi registrado 1.287 vezes desde o lançamento.
Idealizado por meio da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação e operacionalizado por meio da empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), o aplicativo simplifica e facilita o processo de denúncia: possui três botões com funções básicas de “denúncia”, “pânico” e “instruções de uso”, além de ter incorporado, em dezembro de 2021, um chat de para conversa com a Polícia Militar e um link de acesso à Delegacia Online da Polícia Civil.
A funcionalidade do “Botão do Pânico” é emitir um “chamado de localização” ao compartilhar com a PM a localização da vítima em tempo real. No botão de “Denúncia”, a pessoa encontra um pequeno questionário com perguntas que especificam o tipo de violência, se a denúncia será anônima, dados da vítima e agressor, entre outras. A vítima ou a denunciante ainda tem a possibilidade de anexar fotos ou vídeos antes de enviar.
A praticidade e efetividade do serviço também atraíram a atenção de cidades de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Goiás, Paraná, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo, interessadas em ter acesso à tecnologia. O município de Aquidauana (MS), por exemplo, aderiu ao modelo uberlandense de aplicativo.
Quem possui smartphones com o sistema operacional Android pode baixar o app na loja virtual Play Store. Para o sistema iOS, o recurso está disponível no App Store.