Serviços são alternativas ao presencial; apenas o telefone da autarquia é responsável por receber quase 93% das demandas dos consumidores
Com mais de 257,5 mil atendimentos realizados de janeiro a agosto deste ano, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) oferece opções para que os consumidores encaminhem suas demandas com cada vez mais facilidade. Dois desses recursos são o “Ligue Fácil”, acessível pelo telefone 115, e o “Zap da Prefeitura”, disponível pelo 3239-2800 na opção 2. Somente o serviço “Ligue Fácil” foi o meio utilizado em mais de 238 mil solicitações encaminhadas à autarquia, o equivalente a quase 93% do fluxo total.
Tanto o sistema automatizado 115 quanto o “Zap da Prefeitura” possibilitam que o consumidor acesse diversos serviços oferecidos pelo Dmae 24 horas por dia, 7 dias da semana. O usuário pode solicitar segunda via de contas, notificar vazamento em vias públicas, pedir religação de água ou requisitar o direcionamento para um atendente, entre outros. Um dos serviços acionados é o de manutenção na rede de esgoto e o retorno ao cidadão ocorre em menos de 24 horas.
“Quando somos acionados pelo 115 ou opção 2 do ‘Zap da Prefeitura’, o tempo médio entre o chamado e a conclusão da manutenção solicitada é de 15 horas. Dessa forma, mesmo quando o acionamento não é realizado presencialmente, conseguimos manter a eficiência no atendimento à população e com a vantagem de que, utilizando os canais automatizados, os consumidores não precisam se deslocar de suas casas”, explica o diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário do Dmae, Lucas Rocha.