A Prefeitura de Uberlândia iniciou o reforço na limpeza de bueiros e bocas de lobo da cidade. Embora o serviço integre a rotina das equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a intensificação se faz necessária com a proximidade do período chuvoso e é parte das ações preventivas a alagamentos. Neste ano, de janeiro até esta terça-feira (24), foram desobstruídos 8.279 equipamentos, dos quais 1.409 limpezas ocorreram somente neste mês de setembro.
Com o reforço, a equipe, que já trabalhava de segunda a sexta-feira, passou a atuar aos sábados também na desobstrução dos bueiros e bocas de lobo. Nesta primeira etapa, o foco está em áreas mais sujeitas a alagamentos, como as avenidas Rondon Pacheco, João Naves de Ávila e Anselmo Alves dos Santos, além de vias do bairro Morumbi, entre outros pontos.
Para o serviço, são utilizados dois caminhões, um deles acoplado por uma caçamba basculante e o outro do tipo pipa. A retirada dos resíduos é feita de forma manual, com uso posterior de hidrojato. Em seguida, o material recolhido é descartado no caminhão com caçamba. Já os resíduos domésticos encontrados são dispostos em sacos plásticos de cor preta para recolhimento pela coleta convencional de lixo e encaminhamento adequado ao aterro sanitário.