Às vésperas do encerramento da edição 2024 das Oficinas de Robóticas na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Uberlândia promoveu, nesta semana, a participação das famílias nas atividades realizadas junto aos estudantes. Além de estimular a interação dos responsáveis dentro da comunidade escolar, o encontro também teve o objetivo de colher sugestões para o próximo ano do projeto, cujas aulas se encerram em no final de outubro.
Neste ano, cerca de 800 alunos de escolas municipais frequentam as Oficinas de Robóticas, que são viabilizadas por meio de contrato celebrado entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sesi. Todas as atividades acontecem na Escola do Sesi, localizada no bairro Presidente Roosevelt.
Durante as aulas, os participantes são motivados a desenvolver habilidades que preparam para o mercado de trabalho e para a vida, despertar aptidões para solucionar problemas, trabalhar em equipe e promover inovações, cooperação, programação e protagonismo. O curso contempla, para cada turma, uma carga horária de 48 horas-aula, distribuídas em 24 encontros.
Dentro do projeto, cabem à SME os investimentos financeiros, o acompanhamento das atividades das oficinas, a seleção dos alunos e o transporte dos alunos para as aulas na Escola do Sesi. São de responsabilidade do Sesi, vencedor da licitação, elaborar as aulas práticas e teóricas, realizar a matrícula e orientações dos alunos, supervisionar e executar as oficinas com funcionários próprios, elaborar e reproduzir os materiais didáticos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecer certificados de conclusão e disponibilizar as estruturas do laboratório de robótica, assim como equipamentos.