A Prefeitura de Uberlândia está mobilizada, desde o fim da tarde deste sábado (28), para garantir a normalização das vias depois da forte chuva que atingiu a cidade. Com o objetivo de garantir a segurança e a mobilidade da população, as equipes das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Departamento Municipal de Água Esgoto (Dmae), estão dando suporte à Defesa Civil e demais forças de segurança na orientação de trânsito, limpeza de bueiros e retiradas de árvores e galhos caídos.
De acordo com relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), a chuva começou por volta das 16h. O Centro e alguns bairros das regiões Leste e Sul foram os locais com maiores precipitações, com registro acima dos 50 milímetros em duas
horas. Também houve registro de rajadas de vento acima dos 70km/h no setor Sul.
Os pontos mais críticos estão sendo priorizados, especialmente aqueles que sofreram alagamentos. Os trabalhos também estão acontecendo em toda extensão da avenida Rondon Pacheco para limpar e liberar a via o quanto antes. Não houve dano estrutural na avenida.
A Defesa Civil contabilizou, até o momento, quedas de árvores em ao menos 14 pontos da cidade. Alguns bairros também estão sem energia, inclusive nos Terminais Dona Zulmira e Canaã, e a concessionária estadual já foi acionada.
A Represa do Camaru, que está em fase final de ajustes, mostrou eficiência na redução do impacto das chuvas. Com o volume de chuva que atingiu a cidade, a estrutura absorveu em torno de 40 milhões de litros de água e atingiu uma vazão de pico de aproximadamente 15 mil litros por segundo.
Além da represa, os bolsões dos bairros Morumbi e Guarani, construídos pelo Dmae, somaram, mais uma vez, às políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Uberlândia para o enfrentamento do período chuvoso. Somente no Morumbi, o bolsão instalado na área próxima à rotatória da avenida José Lopes Filho com a rua Das Parteiras tem capacidade volumétrica aproximada de 78,5 mil metros cúbicos.