A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir de segunda-feira (7), as salas de vacina do Município passarão a adotar, em função das novas diretrizes do Ministério da Saúde, um novo esquema vacinal para imunização contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. A dose de reforço se tornará dose única, aplicada apenas aos 15 meses de vida da criança, e ministrada somente por meio da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), uma versão injetável do imunizante.
Dessa forma, a versão oral da vacina contra a poliomielite, a VOP, também conhecida como gotinha, deixa de ser adotada no Sistema Único de Saúde (SUS). No esquema anterior, o público alvo já era imunizado com a versão injetável aos 2, 4 e 6 meses de vida, mas o reforço era feito em duas etapas com a gotinha. Agora, o calendário define exclusivamente a aplicação da VIP, mantendo as três doses básicas injetáveis mais um único reforço também injetável.
A Secretaria reforça que a responsabilidade do Município, dentro da estrutura de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), é de operacionalizar a aplicação. A aquisição, distribuição e definição dos protocolos são de responsabilidade dos governos estadual e federal.