As Olimpíadas dos Idosos, um dos momentos mais aguardados pelos frequentadores dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais), tiveram início na manhã desta quarta-feira (9). A cerimônia aconteceu no Ceai Laranjeiras e foi marcada pela alegria e empolgação dos participantes. A competição é promovida pela Prefeitura de Uberlândia, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e está em sua 12ª edição.
O objetivo das Olimpíadas é promover momentos de interação e socialização entre os idosos que frequentam as quatro unidades, mantidas pela administração municipal e localizadas nos bairros Laranjeiras, Luizote de Freitas, Guarani e Brasil (na avenida Rondon Pacheco). Neste ano, as modalidades esportivas são bocha, boliche, cestobol, arremesso de arcos, hidroginástica e jogos de mesa (sinuca, dominó, dama, tênis e truco).
“As Olimpíadas têm as competições que nos motivam a sermos cada vez mais preparados, mas elas também são a oportunidade de revermos os amigos. Participei no ano passado e já estou empolgada com essa edição. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, disse a frequentadora do Ceai Laranjeiras, Luzia Lopo.
Todas as modalidades serão disputadas em duas fases: preparatórias e classificatórias. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 24 deste mês junto ao Ceai que frequenta e a expectativa é que mais de 1 mil idosos participem da edição 2024. O encerramento das Olimpíadas está previsto para o dia 1º de novembro no Uberlândia Tênis Clube (UTC).
“As Olimpíadas beneficiam em diversos aspectos, mas principalmente na interação entre os idosos e o incentivo aos esportes, que promove melhor qualidade de vida para todos, por isso essa ação da Prefeitura de Uberlândia é extremamente importante para a população”, comentou o profissional de Educação Física, Fabrício Gomes Costa.
Atualmente, os Ceais atendem, aproximadamente, 5 mil pessoas com mais de 60 anos de idade. Nesses espaços, os frequentadores têm acesso a atividades artísticas, esportivas, recreativas e de lazer, como pilates, canto coral, hidroginástica, violão, ginástica, fisioterapia, musculação, alfabetização e informática básica. Em breve, a população vai contar com o quinto Ceai, cujo imóvel está em construção no bairro Morumbi.