Devido aos atrasos nas entregas por parte do Ministério da Saúde de remessas da vacina de febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde informa que centralizará a aplicação do imunizante, a partir de segunda-feira (21), nas salas de vacinas da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Martins e do Cantinho da Saúde, localizado no Terminal Central. A aplicação ocorrerá nestes locais enquanto durarem os estoques. A Secretaria esclarece que recebeu do órgão federal, nesta semana, somente 370 doses da vacina contra a febre amarela, entretanto, a necessidade do Programa Municipal de Imunização é de aproximadamente 15 mil doses mensais.
A pasta informa ainda que, além do atraso na entrega da vacina da febre amarela, também está com desabastecimento, por falta de entrega, em todas as salas de vacina, do imunizante que protege contra o vírus da varicela (catapora). Em contato com o Ministério da Saúde, o Município foi informado de que foi realizada uma compra emergencial dos imunizantes, mas sem uma data precisa para ocorrer novas remessas e a consequente regularização dos estoques.
Diante da situação, a Prefeitura de Uberlândia já notificou a Superintendência Regional de Saúde (SES/MG) para que verifique junto ao Ministério da Saúde uma revisão da quantidade do envio dos imunizantes para o município, uma vez que a cidade tem localização estratégica para alto fluxo de pessoas e necessita das doses para garantir a atualização do cartão vacinal da população.