A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), promoveu, neste sábado (19), o Festival de Atletismo. O evento foi realizado no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel) e reuniu mais de 100 alunos de iniciação esportiva, com idades entre 6 e 17 anos.
Ao longo do festival, as crianças e os adolescentes competiram em provas de lançamento do disco, revezamento e 300, 500, 600 e 800 metros rasos, tanto no masculino quanto no feminino. Além disso, todos receberam medalhas de participação.
“O festival foi um sucesso ao reunir um bom número de participantes e difundir algumas das principais provas do atletismo. Ações como essa são importantes não apenas para proporcionar mais experiência às crianças e aos adolescentes, mas também para mostrar aos familiares dos alunos um pouco do trabalho desenvolvido diariamente pela Prefeitura de Uberlândia”, disse um dos organizadores do evento, o profissional de educação física da Futel, Igor Wells.
Atendimento
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem mais de 200 alunos na iniciação esportiva em atletismo, com aulas gratuitas oferecidas no Sesi Gravatás, Centro de Iniciação Esportiva (CIE) e 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) do Exército. Além disso, mantém – em parceria com o Praia Clube e o Exército – uma equipe de alto rendimento, que é considerada uma das principais do país na modalidade.
A Futel/Praia Clube/Exército tem mais de 100 atletas nas categorias sub-16, sub-18, sub-20, sub-23 e adulto, tanto no masculino quanto no feminino, e soma 95 medalhas (30 de ouro, 33 de prata e 32 de bronze) em pouco mais de um ano e meio de atividade.
Apenas em 2024, a equipe conquistou a 2ª colocação no Troféu Brasil de Atletismo (principal competição da categoria Adulto na modalidade), em São Paulo, no fim de junho, e o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, em Niterói (RJ), no início de junho. Além disso, ganhou 3 medalhas (1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) no Campeonato Mineiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, em Belo Horizonte, no início de agosto, e foi bicampeã do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, ao conquistar 24 medalhas (7 de ouro, 9 de prata e 8 de bronze) em Bragança Paulista (SP).