A Prefeitura de Uberlândia segue intermediando e acompanhando os avanços estruturais no Maná. Em mais uma etapa do processo de regularização fundiária, o loteamento começou a ser beneficiado com o fornecimento de energia elétrica: a concessionária do setor, a Cemig, iniciou a ligação da rede nas vias públicas e residências. A expectativa é que cerca de 50 ligações sejam executadas por dia.
O serviço em execução resultou de um trabalho intenso conduzido pela gestão municipal, que, por meio das secretarias municipais de Habitação e da Juventude, coletou as assinaturas dos moradores para os requerimentos de ligação. No dia 20 de setembro, o prefeito Odelmo Leão entregou a documentação, assinada por mais de 600 moradores, nas mãos do agente de relacionamento institucional e social da companhia, Marcos Paulo Martins Resende, durante encontro no Centro Administrativo Municipal na presença de representantes da comunidade.
Desde então, a empresa ficou responsável por dar andamento à parte operacional, atendendo os requerentes que também já tenham adquirido os padrões de energia devidamente aprovados. Com o início do fornecimento de energia nas casas, a concessionária dará início ao fornecimento de iluminação pública nas vias da região, uma vez que a infraestrutura de responsabilidade da Prefeitura de Uberlândia já está toda instalada.
Iluminação pública
Em fevereiro de 2023, o prefeito Odelmo Leão assinou a ordem de serviço para execução de obras de fornecimento de energia elétrica ao assentamento Maná, cujo processo de regularização foi iniciado em 2019. Por meio da parceria público-privada (PPP) da Iluminação Pública, firmada entre o Município e a concessionária Engie, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos garantiu a conclusão, neste ano, da instalação de toda a infraestrutura pública necessária, totalizando 251 postes.
“Nós temos o compromisso de viabilizar o acesso da nossa população a todos os serviços que garantam segurança, dignidade e qualidade de vida. Ver a energia elétrica chegar ao Maná é uma conquista de todos que têm trabalhado pela regularização do loteamento. Reforço ainda que nossas equipes já estão trabalhando para agilizar o mesmo processo para o Zaire Rezende e Carlito Cordeiro”, disse o prefeito Odelmo Leão.