Ação contribui para capacitação na preservação de áreas naturais e segurança pública
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou, nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), o curso de Combate a Incêndio Básico e Florestal na Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco. O treinamento foi oferecido aos servidores que trabalham no local por meio do Núcleo de Segurança e Medicina do Trabalho da autarquia e visa aprimorar os conhecimentos básicos fundamentais para a prevenção e o combate à incêndios.
Na capacitação, os participantes aprenderam a identificar as diferentes classificações do fogo em incêndios, assim como suas possíveis causas e consequências, além de métodos eficazes de combate com aplicação prática dos equipamentos de extinção, proporcionando uma resposta segura e eficiente no caso de emergências. Com o treinamento, o Dmae reforça ainda a importância da minimização dos casos de focos de incêndio a fim de preservar as áreas e recursos naturais de Uberlândia.
“Aqueles que integraram o curso, conseguiram ter uma base sólida para ações em combates com um entendimento amplo sobre riscos nessas situações. Espera-se que os servidores estejam aptos a atuar de maneira proativa na prevenção de incêndios e realizar intervenções adequadas, contribuindo para a proteção do meio ambiente e segurança da comunidade”, explicou o coordenador do Núcleo de Segurança e Medicina do Trabalho, Rodrigo Pacheco.
Além da ETA Capim Branco, o curso já foi realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Nas próximas semanas, a capacitação ocorrerá nas ETAs Bom Jardim e Sucupira e na própria sede da autarquia.