A Arena Sabiazinho será a casa da edição 2024 do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. A competição, cuja sede foi anunciada na última semana, ganhou um lançamento oficial, durante a tarde desta quinta-feira (24), no Centro Administrativo Municipal. Em encontro na sala de reuniões do gabinete, o prefeito Odelmo Leão recebeu diversas autoridades esportivas, como o presidente do Praia Clube/Uberlândia Vôlei, Fabiano Ribeiro (o Magoo), o diretor esportivo e o técnico do Sada Cruzeiro Vôlei, Flávio Pereira e Filipe Ferraz, respectivamente, além dos presidentes das confederações Brasileira e Sul-Americana de Voleibol, Radamés Lattari Filho e Marco Túlio Teixeira, respectivamente, e a presidente da Federação Mineira de Voleibol, Marise Xavier Brandão – que participaram remotamente.
“Estamos prontos há muito tempo para esta competição, antes mesmo de sermos os escolhidos, sabem por quê? Porque o nosso trabalho à frente da Prefeitura de Uberlândia está comprometido em levar o melhor para a nossa população em todos os setores- e no esporte não seria diferente. Nesses oito anos, temos investido na infraestrutura de todos os espaços públicos, firmado parcerias, como a que temos com o Praia Clube nas equipes de alto rendimento, e desenvolvido ações que apoiem nossa população na prática esportiva, do iniciante ao profissional. Parabéns a todos que trabalharam e trabalham conosco para alcançarmos momentos como esse, em que somos escolhidos para sediar mais uma competição de nível internacional: aos nossos atletas, parceiros, ao Praia aqui presente, aos nossos servidores da Futel. Vamos seguir fazendo história”, disse o prefeito Odelmo Leão.
O Mundial de Clubes de Vôlei Masculino é promovido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e vai acontecer entre 10 e 15 de dezembro com a participação de 8 equipes: o anfitrião Praia Clube, Cruzeiro (campeão da Superliga 2022/2023), Ciudad Voley (Argentina), Trentino (Itália), Lube Civitanova (Itália), Foolad Sirjan (Irã), Shahdab Yazd (Irã) e Al Ahly SC (Egito).
No lançamento, que também contou com a presença do diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, do presidente do Praia Clube, Guto Braga, de atletas de vôlei e de autoridades políticas, foi informada a dinâmica da competição. Os times serão divididos em dois grupos, sendo que os dois melhores de cada grupo avançarão para as semifinais, previstas para 14 de dezembro. Já a grande final será no dia 15. Informações sobre a venda de ingressos serão anunciadas em breve.
“Fiquei muito feliz por Uberlândia ter sido escolhida para sediar mais esse grande evento. Tenho certeza, pela capacidade da Prefeitura e do Praia Clube, que a competição será um sucesso em todos os sentidos”, completou o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Radamés Lattari Filho.
Arena Sabiazinho em destaque
Com 8.861 metros quadrados, a Arena Sabiazinho tem capacidade para receber até 6.013 pessoas nas arquibancadas. O local, construído e inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão em 2007, é adaptado para pessoas em cadeiras de rodas e conta com 15 saídas de emergência, 8 banheiros, 6 vestiários (4 para atletas e 2 para árbitros), tribuna de honra, quadra com piso de taco flutuante, sala de imprensa, bar, lanchonete, departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, bilheteria e amplo estacionamento.
Para garantir a qualidade do espaço, diversas ações são realizadas. As mais recentes incluem serviços de revestimento termoacústico e impermeabilização dos 6,5 mil metros de cobertura da Arena Sabiazinho, o que resultou em redução da temperatura interna e melhora na acústica do ginásio.
Além disso, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, também implantou um novo sistema de iluminação externa por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a empresa Engie. No total, foram instaladas 24 luminárias em RGB (vermelho, verde e azul – em tradução), dando destaque ao redor de toda a estrutura, e 72 luminárias na fachada, com temperatura de cor branco neutro, além de 9 projetores com as mesmas características direcionados ao letreiro.
Outra novidade é que a Prefeitura iniciou o serviço de substituição das plataformas elevatórias da Arena Sabiazinho por dois elevadores com capacidade para receber até 8 pessoas simultaneamente em cada. Os novos equipamentos possuem barras de apoio para atendimento à acessibilidade e proporcionarão ainda mais conforto e segurança às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. A previsão é que a obra seja concluída até o fim de dezembro.
Endereço certo para grandes eventos
Nos últimos anos, ao Arena sediou grandes eventos, como três decisões da Superliga de Vôlei Feminino, final da Superliga Masculina, Sul-Americano Feminino de Clubes e Torneio Pré-Olímpico Feminino de Vôlei, além de shows de artistas com Roberto Carlos, Slash, Backstreet Boys, Whitesnake, Scorpions, dentre outros.
No mês passado, a Arena Sabiazinho recebeu o jogo entre Praia Clube e Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino. A partida reuniu mais de 2 mil torcedores e terminou 3 sets a 0 para o time de Belo Horizonte. Já no último sábado (19), o espaço recebeu show do Só Pra Contrariar, com presença de mais de 5 mil pessoas.