A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) com a concessionária Engie, iniciou a fase de testes dos 148 projetores com luz de led na marquise e nas duas torres existentes do Estádio Parque do Sabiá. O investimento na revitalização e modernização do sistema de iluminação do espaço possibilitará à cidade sediar, inclusive, partidas noturnas de competições internacionais, conforme exigências de órgãos como a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Constituídos de alumínio naval com pintura eletroestática na cor branca, os equipamentos apresentam potência mínima de 1.440 watts (W) e vida útil de 102 mil horas.
“O Parque do Sabiá é um dos principaisestádios do país. Sempre recebe grandes jogos dofutebol nacional e torcedores de toda a região. Atletas, torcida e até mesmo as transmissões serão beneficiadas com esse investimento para a troca da iluminação do campo”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
Além de ampliar as possibilidades para recebimento de jogos de futebol no Estádio Parque do Sabiá, a revitalização também reduzirá os custos de manutenção da iluminação e promoverá mais sustentabilidade, já que o novo sistema é menos poluente (por utilizar lâmpadas de led). Também permitirá o reacendimento instantâneo dos projetores em caso de falta de energia e maior segurança para a realização de limpezas com jato d’água. Os serviços são supervisionados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
A ordem de serviço para a viabilização do projeto de modernização foi assinada no dia 27 de março deste ano pelo prefeito Odelmo Leão. Entre as melhorias no sistema de iluminação realizadas nos últimos meses estão a troca de todo cabeamento elétrico, reforço estrutural das torres de iluminação e da marquise e instalação de um novo Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA), com 17 para-raios distribuídos por toda a sua estrutura