Doação decorre de termo de cooperação mútua assinado por empresa junto à autarquia; saiba como contribuir com a política pública voltada para a proteção e recuperação de APPs e nascentes
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu, nesta semana, mais uma importante contribuição para o Programa Buriti- política municipal de proteção e recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) e nascentes. Como resultado de um termo de cooperação mútua firmado com a empresa de locação de caçambas Bom Jesus, foram doadas 1,2 mil mudas nativas do cerrado.
O termo foi assinado em junho, mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, e vai vigorar até 31 de dezembro, com possibilidade de renovação. Pelo documento, a empresa se compromete a doar as mudas e o Dmae, a executar os procedimentos para plantio e cuidados.
“Parcerias como essa fortalecem o trabalho de preservação e recuperação ambiental das nossas áreas. Esperamos que outras empresas e parceiros da iniciativa privada se juntem a nós para desenvolvermos cada vez mais ações externas para a sustentabilidade”, ressalta o coordenador ambiental do Dmae, Celismar Costa.
Criado em 2008, ainda no primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão, o Programa Buriti possui a finalidade de proteger e recuperar as APPs localizadas nas bacias dos Rios Araguari, Uberabinha e do Ribeirão Bom Jardim, contribuindo com o meio ambiente e, consequentemente, garantindo condições para a produção natural de água suficiente e com qualidade para atender a população.
As empresas e instituições privadas interessadas em colaborar com essas ações podem acionar a equipe do Programa Buriti pelo email programaburitidmae@gmail.com ou pela plataforma de Protocolo Online disponível na página do Dmae no Portal da Prefeitura de Uberlândia (clique aqui).