Uberlândia é, pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Minas Gerais com mais servidores municipais qualificados e a 13ª colocada do Brasil. Os dados integram a dimensão “Instituições” do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP) e aponta a qualificação dos servidores públicos com ensino superior ou mais. A divulgação, feita nesta semana em que se celebra do Dia do Servidor Público, a cidade está à frente de capitais e outros municípios de grande porte, como São Paulo (21ª), Belo Horizonte (48ª), Rio de Janeiro (56ª), Ribeirão Preto (41ª) e Campinas (92ª).
“O que buscamos é facilitar e melhorar, cada vez mais, a vida dos moradores de Uberlândia. E os nossos mais de 14 mil servidores são fundamentais nesse trabalho realizado diariamente. Nossa gestão promove, constantemente, capacitações dos funcionários municipais, que se aperfeiçoam continuamente e isso tudo gera, a cada dia, melhores resultados no atendimento às demandas diárias apresentadas pela população”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
O indicador observa a comparação entre o número de servidores públicos municipais da administração direta com ensino superior e o número total de servidores públicos municipais. No comparativo com 2023, a nota de 2024 aumentou, passando de 73.77 para 76.6 em uma escala de 0 a 100.
Ranking de Competitividade dos Municípios
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos em torno das dimensões instituições, sociedade e economia. Em agosto deste ano, foi publicada a 5ª edição, que colocou Uberlândia entre os municípios mais competitivos do país ao ocupar a 24ª posição na classificação geral- quatro acima da classificação de 2023.
Considerando a versão mais abrangente da pesquisa, a segunda maior cidade de Minas Gerais também se destacou como a 3ª melhor do Brasil no pilar Acesso à Saúde, a 28ª no país no pilar Qualidade da Saúde e a 16ª no saneamento.
O ranking ainda faz uma análise a partir dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e suas 169 metas estabelecidas em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), bem como aponta o critério ESG (sigla do inglês Environmental, Social and Governance para Governança ambiental, social e corporativa) para valorização das boas práticas ambientais, sociais e econômicas dos municípios. No contexto, Uberlândia ratifica seu destaque nacional sendo a 7ª colocada no critério ESG e a 9ª no ODS entre as cidades analisadas, registrando melhora nas duas classificações em relação ao ranking de 2023, quando ficou na 8ª e 12ª posições, respectivamente.
Clique aqui para acessar o ranking de qualificação do servidor público