A Prefeitura de Uberlândia está mobilizada, desde o final da tarde desta quarta-feira (30), para garantir a normalização das vias depois do temporal que atingiu a cidade. A precipitação durou pouco mais de uma hora e alcançou até 31,2 milímetros e ventos que chegaram a quase 70 km/h em algumas regiões, conforme captado pelas estações climatológicas do Município. Nesse período, a represa construída no Camaru atuou para amenizar os impactos, represando água da chuva em aproximadamente 30 milhões de litros. Nesta quinta-feira (31), equipes seguem trabalhando com foco especial na recuperação de pontos onde ocorreu destacamento asfáltico.
Balanço final da Defesa Civil aponta o registro de cerca de 20 ocorrências, entre alagamentos, quedas de árvore e galhos, destacamento de asfalto, destelhamento e erosões. Logo a pós a chuva, equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Obras e Trânsito e Transportes, além do Departamento Municipal de Água Esgoto (Dmae), se juntaram à Defesa Civil e demais forças de segurança para retirada de árvores e galhos caídos, recomposição asfáltica de trechos afetados e orientação de trânsito.

Nesta quinta, os pontos mais críticos estão priorizados, especialmente aqueles que sofreram alagamentos, como a avenida Rondon Pacheco e a rua Aldo de Souza, com limpeza e recuperação asfáltica executadas pela Secretaria Municipal de Obras. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também segue o cronograma de limpeza de bueiros.
