A edição 2024 da campanha municipal do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde integral feminina, encerrou com mais de 2 mil exames realizados em mulheres de Uberlândia. Como forma de intensificar as ações voltadas a esse público, a Prefeitura de Uberlândia reforçou a oferta de exames gratuitos de mamografia e citopatológico (Papanicolau), atuando em duas frentes: com o veículo municipal Mamógrafo Móvel, concentrada na e também por meio de parceria inédita com o Hospital de Amor, de Barretos (SP), que manteve a Carreta do Amor na Praça Tubal Vilela de 1º a 31 de outubro.
Somando as duas ações, entre agendados e atendimentos por livre demanda, foram realizadas 1.283 mamografias e 734 coletas no período. O objetivo das iniciativas promovidas foi ampliar o acesso aos exames que são fundamentais no rastreamento precoce do câncer de mama e também do câncer de colo de útero. Para atender o público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde ficou responsável por fazer os agendamentos das solicitações que já estavam registradas no sistema. A Secretaria também trabalhou com livre demanda para quem estivesse próximo aos locais, se enquadrava nos requisitos, e quisesse realizar os exames.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) é de que mulheres com idade acima dos 40 anos façam, anualmente, o exame de mamografia. Já o citopatológico deve ser feito por mulheres que já iniciaram a vida sexual, principalmente entre 25 e 65 anos. Os dois exames são oferecidos regularmente pela Rede Municipal de Saúde e as unidades básicas de saúde, UBS e UBSF, são a porta de entrada.