O prefeito Odelmo Leão acompanhou, na noite desta segunda-feira (4), a inauguração do Centro Sociocultural e Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia. O espaço fica no prédio da antiga Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães, na Praça Doutor Duarte, Centro. Patrimônio histórico da cidade, o imóvel foi cedido à instituição religiosa após a conclusão de obras de restauro e melhorias conduzidas pela Prefeitura de Uberlândia em fevereiro deste ano. A cerimônia para apresentar o novo destino da edificação teve à frente o bispo Dom Paulo Francisco Machado.
“É muito bom saber que, além de preservar a história, estamos contribuindo para que esse prédio faça a diferença para as gerações do presente e do futuro. Sem dúvida, temos aqui uma edificação de grande valor para a nossa cidade, mas esse mérito não seria o mesmo se fosse, simplesmente, mantido fechado. Que ele possa ser instrumento do importante trabalho realizado pelas Obras Sociais da Diocese de Uberlândia, que acolhe, principalmente, as pessoas em situação de maior vulnerabilidade”, disse o prefeito.
Como Centro Sociocultural, o prédio passa a abrigar diversas ações da Diocese, como confecção de fraldas geriátricas a serem destinadas a enfermos carentes, a nova Central do Clube de Mães e o programa de acolhimento e intervenção social para famílias em situação de vulnerabilidade. Já como nova sede do Museu de Arte Sacra de Uberlândia, torna-se também um espaço de encontro, memória, cultura e história da cidade.
Mais de 200 anos de história
A edificação da Praça Dr. Duarte é também denominada “Residência e Armazém Comercial de Antônio de Rezende”, pois foi construída, no final do século 19, para abrigar o estabelecimento comercial e a residência do proprietário conhecido pela alcunha de Tonico Rezende – um comerciante natural de Paracatu (MG) que estabeleceu suas atividades na então São Pedro de Uberabinha. O decreto de tombamento como patrimônio histórico, de três blocos do conjunto de sete que formam a estrutura, foi publicado em agosto de 2012, tendo sido cedida pelo Município ao Governo de Minas.
Antes de fazer a cessão do imóvel à Diocese, a Prefeitura realizou diversas melhorias, que contemplaram instalações elétricas, reparos de forros, pisos, peças hidrossanitárias, serviços de alvenarias, restauro de esquadrias, pintura interna e externa, cuidado com o telhado e reforma dos banheiros.
A concessão de uso pelas Obras Sociais da Diocese de Uberlândia, entidade sem fins lucrativos e com atuação ligada à defesa e ampliação de direitos sociais e à cultura, obteve autorização legislativa após aprovação da lei nº 14.139/2023, derivada de projeto de autoria do prefeito. O termo de concessão de direito real de uso vigorará por 20 anos.