Em lançamento da campanha municipal da edição 2024 do “Novembro Azul”, mês mundial de combate ao câncer de próstata, o prefeito Odelmo Leão anunciou, nesta segunda-feira (4), um novo mutirão de saúde com foco no público masculino. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Uberlândia vai ofertar 400 consultas em urologia, 600 ultrassonografias de próstata e 100 cirurgias de prostatectomia e ressecção de próstata.
“Embora não seja função originária dos municípios cuidar dos casos de média e alta complexidade, a Prefeitura de Uberlândia vem assumindo diversos serviços nesses setores porque o meu compromisso, frente à gestão municipal, é um só: garantir que a nossa população tenha acesso a tudo o que é necessário para viver com qualidade. Portanto, estamos anunciando aqui, a exemplo do que aconteceu no último mês, durante o Outubro Rosa, mais um grande mutirão de exames, dessa vez focado no público masculino. Queremos que as mulheres se cuidem e que os homens também estejam atentos à sua própria saúde”, disso o prefeito Odelmo Leão.
Durante a cerimônia, que ocorreu durante a tarde no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, também foi apresentada a linha de cuidado de câncer de próstata, a fim de ampliar o acesso a exames e consultas com suspeição ou confirmação de câncer de próstata.
Os agendamentos das consultas contempladas pelo mutirão serão feitos por meio das solicitações já cadastradas pela Central Municipal de Regulação. A Secretaria de Saúde fará a comunicação e confirmação do dia, local e horário dos agendamentos dos pacientes. Os exames de urologia contemplarão pacientes cadastrados com indicação de hipertrofia de próstata e suspeita de câncer. Já as ultrassonografias de próstata e cirurgias de prostatectomia e ressecção de próstata têm como foco pacientes com suspeita de câncer e classificados em vermelho.
A Campanha Novembro Azul tem o objetivo de sensibilizar, informar, prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar os pacientes diagnosticados com o câncer de próstata, além de frear o preconceito em relação ao autocuidado e aos exames importantes que diagnosticam precocemente as doenças. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, sendo também a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.
Além da oferta de exames, os profissionais de saúde de todas as Unidades Básicas de Saúde estão focados em trabalhar o tema com o público masculino da sua área de abrangência. Uma das estratégias adotadas pelas equipes é a palestra nas salas de espera, onde os pacientes têm acesso às informações enquanto aguardam o atendimento. Os profissionais terão um enfoque maios em abordar a importância da prevenção, que facilita a luta pela cura, mostrando a necessidade do diagnóstico precoce e exames sem tabus.