A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove, a partir desta sexta-feira (8), o 26º Congresso das Tradições de Matriz Africana. Com o tema “Fé, Justiça e Resistência”, a edição deste ano tem como foco o enfrentamento ao racismo religioso, além de se juntar à luta antirracista e valorizar a cultura e a herança da população negra- assuntos em destaque durante o mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
A programação, realizada em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e a Casa Assistencial Pai Joaquim de Angola (Capaja), envolve três dias de atividades, com eventos no Centro Municipal de Cultura, Câmara Municipal e Parque do Sabiá. A abertura oficial do congresso ocorre nesta sexta, a partir das 18h30, na Câmara Municipal, com apresentação cultural e homenagens, incluindo moções de aplausos a filhos de terreiros.
No sábado (9), a programação vai das 9h às 18h30 no Centro Municipal de Cultura, com show, feira e palestras ministradas por especialistas. No domingo (10), o encerramento vai acontecer pela manhã no Parque do Sabiá, com entrada pelo bairro Tibery: às 9h terá início as inscrições para a 3ª Caminhada do Axé, que acontecerá logo na sequência e antecede uma apresentação cultural prevista para as 10h30.