Desde maio deste ano, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Saúde, está implantando o sistema de Macroprocessos dos Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde (APS) para ampliar o atendimento, a qualidade assistencial e a humanização na Rede Municipal de Saúde. Para finalizar o processo de implementação, aconteceram nesta semana, de quarta (6) a sexta-feira (8), as oficinas tutorais e a formação da equipe médica.
A implementação foi realizada em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), tendo como diretriz a portaria do gabinete do ministro, do Ministério da Saúde, GM/MS nº 3681, de 7 de maio de 2024. Os cuidados paliativos são ações e serviços de saúde para alívio da dor, do sofrimento e de outros sintomas em pessoas que enfrentam doenças ou outras condições de saúde que ameaçam ou limitam a continuidade da vida.
Todo o processo de capacitação foi voltado para profissionais da Atenção Primária, especialmente médicos e enfermeiros (tutores), bem como para profissionais da Atenção Especializada e da Atenção Hospitalar. Além das tutorias finais, também ocorreu a formação médica, uma atividade dirigida aos médicos da Atenção Primária, do Programa Melhor em Casa, da Atenção Especializada e da Atenção Hospitalar, com o objetivo de finalizar os estudos de conceitos, processos e ferramentas relacionados a Cuidados Paliativos.
As atividades se concentraram no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) e no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.