A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), promoveu, na tarde desta segunda-feira (11), uma confraternização para celebrar as conquistas obtidas em 2024 pelos paratletas que integram equipes da Futel e parceiros. O encontro, no Sesi Gravatás, contou também com a presença de familiares dos atletas, dirigentes das associações parceiras e autoridades, entre as quais a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão.
O evento contou com sorteios de brindes doados por diversos parceiros, orientações de fisioterapia e nutrição, maquiagem, cortes de cabelo e apresentações musicais, com a Banda da Polícia Militar, Banda Música Cidadã, do Conservatório Cora Pavan Caparelli, DJ Hugo Bagunceiro, Graziella Oliveira, Neto e Ralf e Cleitinho.
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, atende 297 paratletas da iniciação esportiva e do alto rendimento, oferecendo equipe técnica (que inclui atendimento fisioterapêutico e profissionais de educação física treinadores) e infraestrutura, no Sesi Gravatás e Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que viabilizam treinamentos e disputa em competições nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton.
A Futel ainda conta com a parceria da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi), Praia Clube, Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim), Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul) e Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU).
Além de importantes resultados em competições nacionais e internacionais nas modalidades de atletismo, halterofilismo, bocha, natação, goaball e parabdminton, o paradesporto da Prefeitura de Uberlândia e parceiros foi destaque nos Jogos Paralímpicos de Paris com participação de seis atletas, dois assistentes e dois treinadores e a conquista de duas medalhas no halteroflismo (ouro e bronze). Além disso no final de outubro, Uberlândia garantiu o título da 3ª edição dos Jogos do Interior de Minas Paralímpico (JimiP) ao conquistar 69 medalhas (53 no atletismo), 8 na bocha e 8 na natação).
“Temos muito do que nos orgulhar pelos resultados e por tudo o que a Prefeitura por meio da Futel e parceiros têm feito pelo esporte paralímpico de Uberlândia”, disse a profissional de educação física e diretora de paradesporto da Futel Fernanda Costa.