A equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – conquistou 5 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze) no Open Internacional de Atletismo 2024 neste fim de semana. A competição foi disputada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), entre sexta (15) e domingo (17), com a participação de paratletas de todo o país.
A Futel/Aparu/Praia Clube foi representada por Wellington Fernandes (ouro no arremesso de peso, ouro no lançamento de dardo e prata no lançamento de disco), Ana Luiza Fonseca (prata no lançamento de dardo e bronze no arremesso de peso) e Pedro Fernandes Martins (5º lugar no lançamento de disco e 6º no arremesso de peso), além do treinador John Cleyton, profissional de educação física da Futel, e do staff Paulo Henrique.
“Mais uma vez, nossa equipe demonstrou a força do paradesporto uberlandense e conquistou um bom número de medalhas em uma competição de destaque nacional. Nossos paratletas vivem um grande momento, o que tem relação direta com o trabalho desenvolvido diariamente pela Prefeitura de Uberlândia”, destacou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Resultados
Estabelecida entre as principais equipes do paradesporto nacional, a Futel/Aparu/Praia Clube soma importantes conquistas ao longo dos últimos anos. Entre as principais de 2024 estão as 10 medalhas (2 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze) na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico 2024, em São Paulo, e as 72 medalhas (48 de ouro, 18 de prata e 6 de bronze) no Meeting Loterias Caixa de Atletismo, em Belo Horizonte. Em junho, a Futel/Aparu/Praia Clube conquistou 7 medalhas (3 ouros, 3 pratas e 1 bronze) na 2ª Etapa Nacional do Circuito Caixa de Atletismo, realizada em São Paulo. Já em setembro, obteve 18 medalhas (15 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze) no Campeonato de Atletismo da Federação Paulista de Desportos para Cegos (FPDC).
Os paratletas treinam de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com orientação de profissionais de educação física da Futel.