A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia conta, há três anos, com o suporte do Procon Móvel, uma iniciativa que tem levado serviços essenciais de proteção ao consumidor a todas as regiões da cidade. Desde o lançamento, em novembro de 2021, a van já possibilitou o atendimento, até outubro deste ano, de 6.111 consumidores e rodou 9.595 quilômetros.
Em 2024, já são 1.885 registros realizados em 22 bairros e três distritos. A ideia do Procon Móvel surgiu como uma solução para ampliar a presença do órgão da Prefeitura de Uberlândia em diferentes regiões da cidade, facilitando o acesso da população aos serviços e informações. O objetivo é promover a educação e a conscientização sobre os direitos do consumidor, além de permitir a abertura de reclamações e denúncias, esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Acessibilidade e alcance
Ao longo desses três anos, o Procon Móvel tem ampliado significativamente o acesso da população aos serviços prestados pela Superintendência. Todas as segundas e terças-feiras, a van fica estacionada na praça Tubal Vilela, no centro de Uberlândia, local de grande concentração comercial. Nos outros dias, a van se desloca para diversos bairros da cidade, ficando estacionada em praças, poliesportivos, escolas e até em eventos culturais, como o Camaru. O serviço itinerante também, sempre que possível, atende a convites de instituições sociais e filantrópicas da cidade.
Além de prestar atendimentos, o Procon Móvel ainda oferece aos cidadãos a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre seus direitos, fazer sugestões para melhorar os serviços prestados e enviar feedbacks sobre a qualidade do atendimento. Essa interação tem sido essencial para aprimorar o trabalho da Superintendência e garantir que a defesa do consumidor chegue a todos, de forma igualitária.
Contribuição para o Fortalecimento da Cidadania
A cada visita da van, o Procon Uberlândia reafirma seu compromisso com a defesa dos consumidores, proporcionando um atendimento mais próximo e humanizado e auxiliando na resolução de problemas que podem afetar a dignidade das pessoas.
“O foco do Procon Móvel não está apenas nos números, mas no serviço prestado à população. Muitas vezes, o consumidor não tem nem o dinheiro para a passagem de ônibus até a nossa sede, no bairro Tibery. Se esse consumidor for o único atendido no dia, já valeu a pena”, comenta o superintendente Egmar Ferraz.
Ele destaca que, desde março deste ano, o aplicativo Fale Procon permite que os consumidores acessem os serviços do órgão diretamente pelo smartphone, sem a necessidade de deslocamento. Os servidores que atendem no Procon Móvel atuam como multiplicadores dessa novidade.
PROCON MÓVEL – NÚMEROS
9.595 quilômetros rodados
6.111 atendimentos, sendo:
ANO | NÚMERO DE ATENDIMENTOS |
2021 (a partir de novembro) | 329 |
2022 | 1.403 |
2023 | 2.494 |
2024 (até outubro) | 1.885 |