Notícias

Procon Móvel atende mais de 6 mil consumidores em três anos de atividades

Van do Procon Uberlândia já rodou quase 10 mil km desde novembro de 2021, levando serviços a todas as regiões da cidade
18 de novembro de 2024
Procon Uberlândia/Divulgação

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia conta, há três anos, com o suporte do Procon Móvel, uma iniciativa que tem levado serviços essenciais de proteção ao consumidor a todas as regiões da cidade. Desde o lançamento, em novembro de 2021, a van já possibilitou o atendimento, até outubro deste ano, de 6.111 consumidores e rodou 9.595 quilômetros.

Em 2024, já são 1.885 registros realizados em 22 bairros e três distritos. A ideia do Procon Móvel surgiu como uma solução para ampliar a presença do órgão da Prefeitura de Uberlândia em diferentes regiões da cidade, facilitando o acesso da população aos serviços e informações. O objetivo é promover a educação e a conscientização sobre os direitos do consumidor, além de permitir a abertura de reclamações e denúncias, esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Acessibilidade e alcance

Ao longo desses três anos, o Procon Móvel tem ampliado significativamente o acesso da população aos serviços prestados pela Superintendência. Todas as segundas e terças-feiras, a van fica estacionada na praça Tubal Vilela, no centro de Uberlândia, local de grande concentração comercial. Nos outros dias, a van se desloca para diversos bairros da cidade, ficando estacionada em praças, poliesportivos, escolas e até em eventos culturais, como o Camaru. O serviço itinerante também, sempre que possível, atende a convites de instituições sociais e filantrópicas da cidade.

Além de prestar atendimentos, o Procon Móvel ainda oferece aos cidadãos a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre seus direitos, fazer sugestões para melhorar os serviços prestados e enviar feedbacks sobre a qualidade do atendimento. Essa interação tem sido essencial para aprimorar o trabalho da Superintendência e garantir que a defesa do consumidor chegue a todos, de forma igualitária.

Contribuição para o Fortalecimento da Cidadania

A cada visita da van, o Procon Uberlândia reafirma seu compromisso com a defesa dos consumidores, proporcionando um atendimento mais próximo e humanizado e auxiliando na resolução de problemas que podem afetar a dignidade das pessoas.

“O foco do Procon Móvel não está apenas nos números, mas no serviço prestado à população. Muitas vezes, o consumidor não tem nem o dinheiro para a passagem de ônibus até a nossa sede, no bairro Tibery. Se esse consumidor for o único atendido no dia, já valeu a pena”, comenta o superintendente Egmar Ferraz.

Ele destaca que, desde março deste ano, o aplicativo Fale Procon permite que os consumidores acessem os serviços do órgão diretamente pelo smartphone, sem a necessidade de deslocamento. Os servidores que atendem no Procon Móvel atuam como multiplicadores dessa novidade.

PROCON MÓVEL – NÚMEROS

9.595 quilômetros rodados
6.111 atendimentos, sendo:

ANONÚMERO DE ATENDIMENTOS
2021 (a partir de novembro)329
20221.403
20232.494
2024 (até outubro)1.885

Destaques

Veja Também

Recursos Assistidos
Recursos Assistidos

Acessibilidade

Controle de fontes

Tamanho de fonte
Tipo de fonte
Espaço entre linhas
Tamanho de fonte

Auxílio de leitura

Leitor de sites
Lupa de conteúdos
Guia de leitura

Controle de cores

Inverter Cores

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.

Configurações avançadas de cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies de terceiros

O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em