A Prefeitura de Uberlândia desenvolve diversas ações para proporcionar oportunidades de aprendizado à população. Em ação promovida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, unidades do Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente estão recebendo oficinas de tecnologia. O projeto, batizado de “Makers Teens”, é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e beneficia, nesta primeira etapa, 100 adolescentes de 12 a 15 anos.
O “Makers Teens” tem carga horária de 40 horas. Além dos frequentadores das unidades, 15% das vagas são destinadas a adolescentes da comunidade, mas que não estejam inseridos no Naica. As aulas começaram com turmas nos bairros Morumbi, Tocantins e Luizote, Canaã, Tibery e Marta Helena e são ministradas por profissionais do Senai com acompanhamento da Diretoria de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
As oficinas em andamento são as de “Programação em Plataforma de Desenvolvimento de Projetos Eletrônicos” e de “Montagem de Impressora 3D”. Em dezembro, novas turmas estão previstas para os Naicas Canaã, Mansour, Pequis e Jardim Célia.