A Prefeitura de Uberlândia realizou nesta sexta-feira (22), a segunda edição do “Guardiões do Coração”, beneficiando cerca de 200 estudantes de 12 a 15 anos. O projeto, que consiste em capacitar jovens das escolas da rede municipal em atendimentos de parada cardiorrespiratória, é o primeiro de Minas Gerais nesse formato e conta com a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) e a Fundação Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu).
A atividade aconteceu no ginásio da Arena Sabiazinho e atendeu alunos de cinco escolas municipais. A iniciativa parte da necessidade de ensinar os primeiros passos em um socorro até a chegada de apoio especializado diante de uma situação de urgência com risco de vida.
Durante a capacitação, os alunos são distribuídos em grupos para simular a prática de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) básica, incluindo compressões torácicas. “É um momento muito importante pois podemos ajudar várias pessoas, como nossos pais e avós, ou qualquer pessoa que possa um dia precisar de ajuda”, comentou a estudante Gabrielly Ferreira, de 12 anos.
Toda a simulação ocorreu em bonecos e com a presença de profissionais capacitados. Ao final do evento, os adolescentes participantes realizam a formatura simbólica, com o recebimento de um broche por serem “Guardiões do Coração”.