A equipe da Prefeitura de Uberlândia, representada pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), disputa, a partir desta terça-feira (26), as Paralimpíadas Escolares, evento voltado a crianças e adolescentes de 11 a 18 anos de todo o país. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, até sábado (30).
A Futel será representada por 7 paratletas: Nycollas Volcean (halterofilismo), Rayca Pinheiro, Elcy Fonseca, Eduardo Gomes e Jhony Gomes (bocha) e Caio Tavares e Yngred Assis (atletismo), além dos treinadores Douglas Ferreira, Gabriela Borges e Fernando Martins, todos profissionais de educação física da Futel.
“Essa é uma competição nacional e de alto nível, mas temos certeza de que nossa equipe alcançará grandes resultados, pois tem se preparado para as Paralimpíadas Escolares há bastante tempo”, ressaltou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, o município é referência nacional em paradesporto, inclusive nas competições voltadas a crianças e adolescentes. No início do mês, por exemplo, a Futel foi a grande campeã da 3ª edição dos Jogos do Interior de Minas Gerais Paradesporto (JimiP), promovidos pelo Governo de Minas Gerais com apoio local da administração municipal.
Ao longo da competição, realizada entre 1º e 3 de novembro, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e é administrado pela Futel), os paratletas da cidade conquistaram 69 medalhas, somando 766 pontos.