A Prefeitura de Uberlândia continua com o Mutirão de Castração de Cães e Gatos na arena multiuso do Parque de Exposições Camaru. Os procedimentos, que retornaram no dia 4 de novembro após pausa durante o período eleitoral, são gratuitos e já contribuíram para a castração de 2.100 animais. A ação acontecerá até o dia 13 de dezembro, com expectativa de beneficiar mais de 4 mil animais.
Para garantir a castração para cães e gatos, basta preencher o formulário para novos cadastros. O atendimento ocorre conforme agendamento feito pela Prefeitura de Uberlândia junto aos cadastrados, com confirmação da data e horário da castração enviada pelo Município via mensagem SMS, WhatsApp e e-mail. O formulário para novos cadastros e também atualização cadastral deve ser acessado pelo Portal da Prefeitura (clique aqui para acessar).
Reforça-se que tutores, protetores individuais ou integrantes de organizações da sociedade civil (OSCs), inclusive quem se inscreveu no antigo sistema (o programa Webzoonoses), devem preencher os dados para confirmar seu interesse, atualizando, assim, as informações.
No dia do procedimento, os animais são submetidos à avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados ao pré-operatório e posteriormente ao centro cirúrgico. A iniciativa, além da castração, inclui microchipagem, medicações, roupa pós-cirúrgica e colar elizabethano.
Além do atual mutirão, o Município possui convênio firmado com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV-UFU) e as clínicas veterinárias SOS Pet, Pet House e da Associação Protetora de Animais de Uberlândia (APA), que, na última semana, totalizaram a realização de 401 castrações exclusivamente em animais braquicefálicos, uma vez que possuem necessidades específicas em decorrência de características físicas (cabeça em formato achatado e focinho encurtado).
Fim da aplicação gratuita da V10
Paralelamente às castrações, a Prefeitura de Uberlândia também ofertou, até sábado (23), a aplicação gratuita da vacina V10 em cães, que previne contra leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, parainfluenza, entre outras. Conforme programação, 5.320 doses foram aplicadas no período de 4 a 23 de novembro, encerrando-se a ação. A vacinação ocorreu por livre demanda para cães e também para os animais que foram castrados.
Confira abaixo algumas orientações para o dia da castração:
– Como a castração é uma cirurgia, o animal deve estar em boas condições físicas. A avaliação final será feita pelo veterinário.
– No dia da cirurgia, o animal deverá estar de jejum de água e alimentos pelo menos 8h antes.
– O animal deve ter entre 6 meses e 7 anos de idade e não pode apresentar sinais clínicos de doenças infecciosas (lembrando que todos passam por uma pré-avaliação antes da cirurgia)
– Fêmeas que estiverem amamentando não poderão realizar a cirurgia.
– Caninos devem estar de coleira e guia para evitar brigas e fugas. Os menos sociáveis devem estar com focinheira.
– Felinos devem ser levados em caixas apropriadas de transporte.
– O tutor ou responsável pelo animal deverá apresentar documento de identificação com foto.
– Horário de comparecimento: solicitamos que você esteja presente no dia e horário agendado, seguindo a ordem de chegada. Independentemente de qualquer mensagem SMS ou notificação anterior, o horário acima é o correto para o atendimento.
Para cadastrar seu pet ou atualizar o cadastro, acesse aqui o novo formulário.