A equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – disputa, entre quinta (5) e domingo (8), o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Halterofilismo. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), com participantes de todo o país.
A Futel/CDDU/Praia Clube será representada por 24 paratletas e pelos treinadores Weverton Santos, Rodrigo Oliveira e Douglas Andrade, todos profissionais de educação física da Futel. “Nossa equipe foi campeã brasileira de halterofilismo diversas vezes ao longo dos últimos anos e, mais uma vez, busca o título. Os paratletas estão bem preparados, vivem um excelente momento e certamente representarão Uberlândia muito bem na competição”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Considerada uma das maiores potências mundiais de halterofilismo paralímpico, a Futel/CDDU/Praia Clube soma importantes conquistas nacionais e internacionais. Entre as principais de 2024 estão as 2 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris (ouro de Tayana Medeiros e bronze de Lara Lima), 5 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze) na 2024 Para Powerlifting World Cup (em Tbilisi, na Geórgia) e as 4 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) na Para Powerlifting World Cup (em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos).
Os paratletas treinam no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.