O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou, na manhã desta quinta-feira (5), mais uma ação de estímulo à coleta seletiva. Em reunião com representantes do Sindicato da Habitação Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Secovi-TAP), a Gerência de Gestão de Resíduos Sólidos apresentou a importância da adesão dos condomínios de Uberlândia ao programa, além de dados e informações de como é possível se tornar parceiro desse trabalho.
“Essa orientação para os síndicos de condomínios, administradoras e as instituições que fazem a gestão dos resíduos nas habitações da cidade é fundamental para aumentar o índice de reciclagem e reduzir o de material que vai para o aterro sanitário. Hoje, mostramos aqui como implantar a coleta seletiva utilizando a metodologia que está na cartilha, disponível na página do Dmae, localizada no Portal da Prefeitura”, explicou o coordenador Arthur Rosa.
Na implementação da coleta seletiva, os condomínios devem ter os próprios abrigos de resíduos, disponibilizando um espaço adequado para apoiar e incentivar os moradores na segregação do lixo seco e do úmido e na separação do que é reciclável e do que não é. Na página do Dmae, há a seção “Coleta Seletiva em condomínios, empresas e instituições”, onde a autarquia disponibiliza uma cartilha e o layout para adesivos de orientação sobre o serviço. (Clique aqui para acessar)
“É o início de uma parceria que vai estimular ainda mais a reciclagem em nossa cidade: cada um fazendo sua parte e, assim, contribuindo com o meio ambiente e a sustentabilidade”, observou a consultora do Secovi-TAP, Alcione Rosa.