Mais de 90 alunos da Rede Municipal de Ensino concluíram o projeto “Educa Agro”. A ação, elaborada pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação e executada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, levou, no neste ano, noções de cultivo e preservação do meio ambiente a crianças de 4 a 5 anos e de 10 a 12 anos que frequentam as escolas municipais Domingas Camin (distrito de Miraporanga), Emílio Ribas (Fazenda Floresta do Lobo) e de educação infantil (Emei) Prof.ª Clesilda Alves Rosa (bairro Jardim das Palmeiras).
Na manhã desta quinta-feira (5), foi realizada a cerimônia de formatura na unidade do distrito de Miraporanga. Com o secretário municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Luiz Eduardo da Cunha Peppe, e a supervisora de agricultura da pasta, Ravisa Magalhães, entre os presentes, o evento contou com apresentação dos estudantes sobre o conteúdo aprendido e entrega de certificado.
“O objetivo do projeto é possibilitar o contato dos alunos com uma agricultura sustentável e rentável. Muitos desses estudantes vêm de propriedades rurais e, possivelmente, sucederão seus familiares. Portanto, buscamos levar ferramentas para que, no futuro, eles entendam a propriedade rural como uma fonte de renda dentro do empreendedorismo rural”, destaca Ravisa Magalhães.
Para viabilizar o “Educa Agro”, a Secretaria Municipal de Educação contribui com a disponibilização de horários e professores, fornece vans para visita dos alunos a produtores e garante o custeio das hortas escolares, onde os alunos desenvolvem as atividades. O trabalho inclui cultivo de hortaliças e outras culturas anuais, noções de comercialização, práticas de manejo de irrigação, pecuária (especialmente a leiteira) e avicultura.