O combate à violência contra a mulher e o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Casa da Mulher e o aplicativo Salve Maria foram temas tratados com pais e responsáveis nas reuniões de encerramentos de ano das 11 unidades do Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica). Gestora do setor, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social levou a equipe da Casa da Mulher para promover uma roda de conversa nesta semana. Em alguns dos Naicas, também houve a encenação do monólogo “Rompendo o ciclo da violência”.
No último dia de ação, realizada nesta sexta-feira (6), foram atendidos os Naicas Tibery, Marta Helena e Jardim Célia. A atividade ainda contou com a apresentação musical dos jovens músicos em formação nas unidades.
Inaugurada em novo espaço em março de 2019, a Casa da Mulher é um espaço destinado a mulheres vítimas de violência que abriga uma completa estrutura de apoio, que inclui a presença da Diretoria de Proteção Social da Mulher, o Núcleo de Apoio à Mulher e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar. O equipamento público está localizado na avenida Nicomedes Alves dos Santos, 727, bairro Lídice.
Já o aplicativo Salve Maria foi desenvolvido e lançado pela Prefeitura de Uberlândia em março de 2019. O recurso, disponível nas plataformas digitais para sistemas Android e iOS, simplifica e facilita o processo de denúncia: possui três botões com funções básicas de “denúncia”, “pânico” e “instruções de uso”, além de ter incorporado, em dezembro de 2021, um chat para conversa com a Polícia Militar e um link de acesso à Delegacia Online da Polícia Civil.