A equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – foi heptacampeã brasileira de halterofilismo paralímpico neste domingo (8). A competição aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo (SP). O treinador Weverton Santos também foi eleito o melhor treinador da competição.
Representada por 24 paratletas e pelos treinadores Weverton Santos, Rodrigo Oliveira e Douglas Andrade, a Futel/CDDU/Praia Clube conquistou 20 medalhas na competição (10 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze).
“Além do título, nossos paratletas estabeleceram novos recordes brasileiros e superaram suas próprias marcas pessoais. Outro destaque foi o Weverton Santos, que recebeu o troféu de melhor treinador da competição. Tudo isso evidencia a força e a importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura e seus parceiros na modalidade”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Considerada uma das maiores potências mundiais de halterofilismo paralímpico, a Futel/CDDU/Praia Clube soma importantes conquistas nacionais e internacionais. Entre as principais de 2024 estão as 2 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris (ouro de Tayana Medeiros e bronze de Lara Lima), 5 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze) na 2024 Para Powerlifting World Cup (em Tbilisi, na Geórgia) e as 4 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) na Para Powerlifting World Cup (em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos).
Os paratletas treinam no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.