Parte das ações municipais pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção, a Prefeitura de Uberlândia promoveu, na manhã deste domingo (8), a Corrida da Integridade, um evento que reuniu servidores e público geral no Parque do Sabiá. Organizada por meio da parceria entre a Controladoria-Geral do Município, Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, a atividade teve o objetivo de chamar a atenção também para o Plano Municipal de Integridade, em vigor desde 2022.
Com percurso de 5 km no Parque do Sabiá, a corrida contou com a abertura de 1 mil vagas, distribuídas entre público geral, categoria kids e servidores públicos municipais. Foram premiados com troféus e mini troféus os cinco primeiros colocados nos gerais masculino e feminino e os três primeiros colocados por faixa etária adulto, infantil, pessoas com deficiência e servidores públicos municipais.
Ação continua com Fórum de Governança nesta segunda (9)
Na data em que se celebra o Dia Internacional de Combate à Corrupção, nesta segunda-feira (9), a Prefeitura também realiza o 3º Fórum Municipal de Governança Pública. Organizado por meio do Comitê de Governança Pública (CGov), Comissão de Ética Pública Municipal (CEPM) e Controladoria-Geral do Município, o objetivo é contribuir com o desenvolvimento da administração pública e o fomento da integridade, além da capacitação de gestores e servidores públicos e da potencialização da inovação nos municípios.
Nesta edição, que acontece no auditório do Center Convention (no piso C do Center Shopping), haverá dois painéis temáticos: “Cidades Inteligentes” e “Reforma Tributária: ‘Federalismo Fiscal, Desafios e Oportunidades’ e ‘Governança, Planejamento e Novos Rumos da Administração Pública’”. Entre os debatedores convidados em destaque estão o desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) Flávio Boson Gambogi e o ex-conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) Sebastião Helvécio.
O fórum ainda contará com a presença do economista Bernardo Motta Monteiro, do advogado e CEO da desenvolvedora de projetos de carbono Moss Earth, Guilherme Rosseto, do doutor em Direito Econômico Leandro Teodoro e da professora e doutora em Direito Tributário Marcela Guimarães. O painel sobre cidades inteligentes será mediado pelo prefeito de Caxambu, Diogo Curi. Já o segundo painel terá a mediação do advogado e presidente da CEPM Jhonatan Cândido Félix.
O evento, que possui como público-alvo prefeitos, vereadores, gestores, servidores e estudantes da cidade e região, se consolida como mais uma importante ação no fortalecimento da política municipal de governança pública e compliance, com vistas à prestação de serviços de forma eficiente, eficaz e de qualidade à sociedade.