O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) promoveu, junto a alunos da Escola Municipal Domingas Camin, um dia de plantio de mudas nativas do cerrado. A atividade desta terça-feira (10) contemplou uma área de preservação permanente (APP) no córrego Santa Maria, no distrito de Miraporanga, e integra as ações do projeto “Plantando o Futuro”, vinculado ao Programa Buriti.
O “Plantando o Futuro” tem como objetivo difundir a educação ambiental com a vivência dos alunos no campo. Além dos integrantes do Dmae, a dinâmica conta com a participação de professores, técnicos, a equipe pedagógica da escola e toda a comunidade escolar. Por meio da parceria entre o Dmae e a Rede Municipal de Ensino, foi criado com a escola um viveiro, no qual é feito o processo de reflorestamento. A experiência é também o canal para conteúdos em sala de aula;
“Para mim, o projeto foi muito gratificante porque a gente aprende a preservar as áreas APP e o meio ambiente. Tenho que dizer que a ajuda do Projeto Buriti foi muito importante para minha vida, tanto no auxílio com a escola, quanto na minha vida pessoal”, disse Diogo, aluno do 9º ano.
Esse foi o segundo ano do programa desenvolvido na escola do distrito de Miraporanga. Em 2023, também foram realizadas atividades como o georreferenciamento de espécies matrizes nativas do cerrado no distrito, a instalação e manutenção de um viveiro de mudas, a delimitação da APP às margens do Córrego Santa Maria e o lançamento de uma cartilha técnico-pedagógica com os dados das espécies georreferenciadas no distrito e atividades realizadas pelos alunos.
Programa Buriti
O Programa Buriti, desenvolvido e executado pelo Dmae, possui a finalidade de proteger e recuperar as APPs localizadas nas bacias dos Rios Araguari, Uberabinha e do Ribeirão Bom Jardim, com o objetivo de garantir água suficiente e de qualidade para o abastecimento público de Uberlândia e de suas atividades rurais.
Desde 2008, ano em que foi criado, já executou o plantio de 573 mil mudas nativas, cercando aproximadamente 702 mil metros lineares. Com estas ações, aproximadamente 7,6 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) foram preservados.