A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia concluiu a análise do monitoramento de preços realizado no segmento de eletrodomésticos durante o mês de novembro, no contexto das promoções de Black Friday. Após acompanhar a evolução da oferta de 27 produtos em seis redes de lojas, o órgão da Prefeitura identificou que a média de descontos ficou em 8,94%, sendo que o item com maior abatimento no valor original, em todas os estabelecimentos, foi a air fryer, que chegou a 54,55%.
A fiscalização do Procon Uberlândia também constatou indícios de propaganda enganosa em itens do setor de eletro das seis lojas monitoradas. A propaganda enganosa pode se configurar quando se confirma a existência de recursos que possam induzir o consumidor ao erro, criando, nesse cenário, a ilusão de desconto quando os preços praticados são mantidos ou até elevados em relação ao usual.
“Um dos princípios básicos nas relações de consumo é o direito à informação, que deve ser clara e verdadeira. Onde identificamos indícios de propaganda enganosa, submeteremos a processo administrativo para apuração, que poderá culminar em multa. O consumidor deve ficar atento e nós seguiremos trabalhando para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor”, disse o superintendente do Procon de Uberlândia, Egmar Ferraz.