O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) acaba de garantir mais um importante recurso para o Município. A autarquia da Prefeitura de Uberlândia vai receber investimento de R$ 2,1 milhão da Associação Multissetorial de Usuários de Bacias Hidrográficas (Abha Gestão de Águas) para executar projeto de ampliação da coleta seletiva. Pela proposta aprovada, estão previstas a instalação de 130 pontos exclusivos de coleta de vidros e a construção de um pátio de triagem e transbordo de triagem.
“O projeto contribuirá com a melhoria no sistema de limpeza urbana, na redução dos impactos ambientais oriundos do funcionamento de um aterro sanitário, na conscientização da população sobre o descarte de resíduos e no fomento da geração de trabalho e renda para os catadores, garantindo sua inclusão social. Com a implantação da coleta seletiva em 100% das regiões de Uberlândia, entramos na fase de aperfeiçoamento das condições de manejo”, explicou o coordenador da Gerência de Gestão de Resíduos Sólidos, Arthur Rosa.
A inscrição do projeto “Marco estrutural da coleta seletiva de Uberlândia”, que versa sobre a operação estruturada por insumo, ocorreu em maio, quando a Abha Gestão de Águas abriu o chamamento público 01/2024. Agora, são aguardados os trâmites de depósito do valor. Essa é a segunda proposta do Dmae, relacionada a soluções em benefício da população e do meio ambiente, que recebe apoio da instituição: em agosto, o departamento conseguiu a liberação de recursos para a implantação do Pátio de Compostagem Municipal.
Das 170,6 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos destinados ao aterro sanitário até setembro deste ano, 4,76 toneladas eram compostas por vidro. Atualmente, 825,7 toneladas desse material são recolhidas por meio da coleta seletiva do Dmae, cooperativas e associações.