Com o objetivo de levar ainda mais alegria aos frequentadores dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) Laranjeiras e Luizote de Freitas neste fim de ano, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu, nesta quinta (12) e sexta-feira (13), um encontro muito especial para duas gerações atendidas pela pasta. As unidades receberam o espetáculo musical “O Mistério do Circo Giringonza”, que foi apresentado por 15 crianças, entre 10 e 13 anos, da unidade Luizote de Freitas do Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica). Cerca de 600 pessoas acompanharam a apresentação.
“O Mistério do Circo Giringonza” é resultado das oficinas de palhaçaria e teatro desenvolvidas no Naica Luizote, além de ter o envolvimento das oficinas de música e dança- atividades que também são oferecidas em todas as unidades de forma alternada.
Durante o ano, as crianças desenvolveram habilidades artísticas e se conectaram com o universo mágico do circo e do teatro. O texto é de autoria do instrutor de teatro dos Naicas, Júnior Garcia, sendo uma adaptação da peça “Procura-se um palhaço”, escrita por Marcos Vinícius Lima.
A peça narra a crise enfrentada pelo Circo Giringonza, que luta para honrar com os pagamentos enquanto um dos integrantes desaparece misteriosamente. Em meio à confusão, surge a proposta suspeita de vender o circo para um homem misterioso, o Sr. Sombrio, no tempo em que a cidade enfrenta o perigo representado pelo criminoso João Soluço. A trama mistura mistério, comédia e emoção, revelando o poder da amizade, da superação e um toque de Natal.