A Prefeitura de Uberlândia segue empenhada em combater o Aedes aegypti e conta também com o apoio da população. Neste sábado (14), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma mobilização contra o mosquito transmissor da dengue no bairro Tocantins, dentro da campanha “Dengue: A Batalha começa em casa”. A ação contou com visitas de agentes de endemias às residências, troca de materiais que servem como criadouros por litros de leite, vacimóvel, fumacê e drones.
“Hoje, continuamos com essa força-tarefa de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses com a campanha de conscientização lançada pelo prefeito Odelmo Leão. São ações preventivas e de sensibilização da população para que não tenhamos um aumento dos casos de dengue no nosso município. É um papel que começa dentro de casa. Seguimos contando com o apoio das pessoas nessa importante luta contra o Aedes aegypti”, pondera o secretário de Saúde, Adenilson Lima.
Ao longo do dia, 100 agentes de endemias do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes visitaram 2.100 imóveis do bairro para orientação aos moradores. Foram eliminados 1.691 criadouros e 223 focos do mosquito transmissor. Em relação aos objetos de descarte repassados pela população, mais de 1,1 mil litros de leite puderam ser distribuídos na praça Antônio Martins, ponto da mobilização montado pela Secretaria. Mais de 40 pessoas ainda compareceram até o local para atualizar o cartão de vacinas no vacimóvel.
“A Prefeitura está de parabéns. A obrigação é nossa, mas a Prefeitura está incentivando a pessoa a vir, limpar o seu quintal. Uma Uberlândia limpa é uma Uberlândia maravilhosa”, afirma a dona de casa Jeane de Lara, que trocou materiais descartáveis por litros de leite.
Outro morador do bairro que participou da mobilização contra a dengue foi o senhor Antônio Rodrigues. “É uma ação muito boa da Prefeitura, porque livra a gente dessa doença, as crianças, os adultos. Evita casos da doença aqui no bairro e em todo canto. Eu trouxe seis pneus e trarei mais”, conta.