Com o objetivo de reunir em um único local importantes serviços públicos de apoio social à população, o prefeito Odelmo Leão inaugurou, na manhã desta sexta-feira (20), o Complexo Iracema Marques. O local passará a sediar Casa da Mulher (incluindo a Diretoria de Proteção Social à Mulher e o Núcleo de Diversidade e Cidadania), Casa dos Conselhos, Conselhos Tutelares e as unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)- de apoio a crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
A mudança desses órgãos para o complexo ocorrerá de forma gradativa a partir da segunda quinzena de janeiro. Nesse período de transição, os atendimentos permanecem nos endereços atuais.
Localizado na rua Varginha, 149, no bairro Daniel Fonseca, o nome do complexo é uma homenagem à ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social que faleceu em janeiro deste ano. Iracema Barbosa Marques era jornalista e ingressou na Prefeitura de Uberlândia no ano de 1985, atuando na Secretaria Municipal de Ação Social- atual Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Participou da implantação da Delegacia da Mulher, dos Conselhos Municipais da Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa, dos Direitos da Mulher e de todos projetos sociais ligados ao órgão.
“Esta é uma homenagem mais do que justa a quem tanto fez pela área social de Uberlândia. Com a inauguração do complexo, prosseguimos com o legado de trabalho de Iracema, que nos ajudou a garantir o acesso da população a serviços de qualidade e eficientes. Estou certo de que essa centralização de diversos equipamentos públicos em um só espaço será benéfico a todos”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Com 2.993,44 metros quadrados (m2) de área construída, o imóvel é de propriedade do Município e recebeu pintura, instalação de divisórias das salas com drywall e climatização dos ambientes. Para realizar as adequações, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social investiu R$ 338 mil, obtidos por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal. A empresa Trium Construtora Ltda, vencedora do processo licitatório, foi a responsável pela execução das melhorias.