As equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio de parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – se destacaram nacional e internacionalmente no paradesporto em 2024. Ao longo do ano, os paratletas conquistaram 271 medalhas (142 de ouro, 73 de prata e 56 de bronze), sendo 95 no halterofilismo (47 de ouro, 21 de prata e 27 de bronze), 155 no atletismo (82 de ouro, 46 de prata e 27 de bronze), 13 na bocha (8 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze) e 8 na natação (5 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze).
Entre os destaques, os resultados do halterofilismo nos Jogos Paralímpicos de Paris: ouro com Tayana Medeiros, da Futel/Praia Clube, que levantou 156 kg na categoria “Até 86 kg” e estabeleceu um novo recorde paralímpico, e bronze com Lara Lima, da Futel/CDDU/Praia Clube, que ergueu 109 kg na categoria “Até 41 kg”.
A Futel/CDDU/Praia Clube também teve representantes na bocha, com o paratleta Mateus Carvalho chegando às quartas de final na disputa por pares. Já no atletismo, Rodrigo Parreira, da Futel/Praia Clube, ficou em 6º lugar no salto em distância, ao alcançar a marca de 5,60 metros.
Halterofilismo
Outro destaque foi a conquista do heptacampeonato brasileiro de halterofilismo paralímpico pela Futel/CDDU/Praia Clube, que ainda teve o treinador Weverton Santos escolhido como o melhor treinador da competição.
Representada por 24 paratletas e pelos treinadores Weverton Santos, Rodrigo Oliveira e Douglas Andrade, a Futel/CDDU/Praia Clube conquistou 20 medalhas na competição (10 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze).
Ainda em 2024, a equipe teve entre os resultados mais expressivos, trazendo para casa 5 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze) na 2024 Para Powerlifting World Cup (em Tbilisi, na Geórgia) e 6 medalhas (4 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) na Para Powerlifting World Cup (em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos).
Atletismo
No atletismo, os destaques do ano incluem o bronze de Rodrigo Parreira (da Futel/Praia Clube) no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, em Kobe, no Japão; as 27 medalhas (7 de ouro, 7 de prata e 13 de bronze) da Futel/Aparu/Praia Clube no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo; e as 3 medalhas (2 de prata e 1 de bronze) da Futel/CDDU/Praia Clube na mesma competição.
Bocha
Na bocha, o paratleta Mateus Carvalho, da Futel/CDDU/Praia Clube, foi o destaque do ano. Além de ter integrado a seleção brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris, ele conquistou medalhas de ouro e prata na World Boccia Cup e foi pentacampeão brasileiro.
Jimip
A equipe da Prefeitura de Uberlândia ainda foi a grande campeã da 3ª edição dos Jogos do Interior de Minas Gerais Paradesporto (JimiP), promovidos pelo Governo de Minas Gerais com apoio local da administração municipal. A competição foi realizada no Sesi Gravatás, espaço que integra o Sistema Fiemg e é administrado pela Futel, com a participação de mais 600 paratletas de 27 cidades mineiras. A equipe da Futel foi a grande campeã, ao obter 69 medalhas e somar 766 pontos.
Uberlândia conquistou 53 no atletismo (37 de ouro, 11 de prata e 5 de bronze), 8 na bocha (4 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze) e 8 na natação (5 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze).