Para garantir a expansão e melhora contínua do saneamento básico de Uberlândia, o prefeito Paulo Sérgio assinou, nesta quinta-feira (30), em solenidade no Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU) Shopping Park, a ordem de serviço para a construção do novo sistema de esgotamento sanitário do setor Sul. A iniciativa atenderá os bairros São Jorge, Élisson Prieto (Glória), Laranjeiras, Shopping Park e Gávea, promovendo melhorias significativas na infraestrutura local.

Valter de Paula/ Secretaria de Comunicação-PMU
A obra, orçada em mais de 64 milhões de reais, será executada pela empresa BT Construções, vencedora do processo licitatório, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Dentre os trabalhos, estão contemplados a construção de duas elevatórias de esgoto (sendo uma com capacidade de vazão de 900 l/seg e outra 1,4 mil l/seg) e a implantação de cerca de 14 km de redes de esgoto (utilizando tubos de concreto, de polietileno de alta densidade e de aço carbono).

Valter de Paula/ Secretaria de Comunicação-PMU
O projeto que embasará a execução foi elaborado preliminarmente e doado ao Município em 2024 pela Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba (Aelo – TAP). Após sua conclusão e repasse à responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o novo sistema garantirá segurança no processo de esgotamento sanitário para mais de 300 mil pessoas que moram no entorno dos bairros citados e também aos empreendimentos que ainda se instalarão no setor.

Valter de Paula/ Secretaria de Comunicação-PMU
“Essa é uma região de rápido crescimento e, com essa grande obra, vamos garantir que a cidade continue se desenvolvendo de forma sustentável. Ou seja, preservando a saúde e a qualidade de vida da população ao mesmo tempo em que estimulamos e facilitamos o surgimento de novos empreendimentos”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
O documento para início das obras também foi assinado pelo diretor-geral do Dmae, Lucas José de Oliveira, e pelo secretário municipal De Infraestrutura, Guilherme Marques. A solenidade ainda contou com a presença de diversas autoridades e membros da gestão municipal, incluindo o vice-prefeito, Vanderlei Pelizer.