O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) abriu inscrições para a 2ª edição do projeto “Casa com Minhoca“. A iniciativa, que conquistou grande adesão em sua estreia no ano passado, oferece palestra educativa sobre compostagem e oficina prática sobre o uso correto da composteira doméstica. As atividades serão realizadas na sede do Dmae, na avenida Rondon Pacheco, 6.400, no bairro Tibery, no dia 20 de fevereiro, das 18h30 às 20h.
Nesta edição, serão disponibilizadas 230 vagas para a oficina. Além disso, os 50 primeiros inscritos receberão uma composteira doméstica, incentivando a reciclagem de resíduos orgânicos com produção de biofertilizante diretamente em suas casas. Todos os participantes poderão contar com o devido suporte e orientações necessárias para o uso correto das composteiras.
Um dos participantes da primeira oficina, Gerson Mota destacou a experiência que teve. “Nós tivemos um resultado excelente na produção do biofertilizante por meio da compostagem, faço uso dele em minha horta, nas plantas, nas flores e no jardim. É um trabalho muito gostoso de se fazer e que dá um ótimo resultado”, afirmou.
Por que compostar?
A compostagem é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos, transformando-os em um composto rico em nutrientes que pode substituir fertilizantes químicos em hortas, jardins e plantações. Entre os principais benefícios estão:
- Redução de resíduos enviados aos aterros sanitários;
- Combate ao aquecimento global, ao diminuir a emissão de gases como o metano;
- Promoção da saúde do solo, com recuperação de áreas degradadas;
- Conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que determina a responsabilidade compartilhada no manejo de resíduos orgânicos.
Com essas ações, o Dmae reforça sua missão de transformar resíduos em sustentabilidade, promovendo educação ambiental e garantindo um futuro mais verde para todos.