O primeiro dia de cadastramento dos interessados em utilizar a tarifa zero para estudantes no transporte público em Uberlândia, que foi implementada pela Prefeitura de Uberlândia, teve 10.128 cadastros realizados por meio do aplicativo disponibilizado pela UberTrans. O decreto que regulamenta a lei municipal nº 14.339, que criou o benefício, foi assinado pelo prefeito Paulo Sérgio nesta segunda-feira (10) e, durante o evento, o aplicativo para cadastro foi liberado.
O balanço do primeiro dia de cadastramento também aponta que mais de 15 mil downloads do aplicativo foram realizados em Android e IOS. O levantamento também indica que 23.397 pessoas já utilizaram o Tarifa Zero no cartão antigo. O cadastramento continuará ocorrendo e, na próxima semana, terá início a impressão dos cartões do Tarifa Zero para quem não teve pendências de cadastro e o envio de e-mail com o agendamento de dia e horário para retirada dos cartões, que já estarão desbloqueados e prontos para uso.
A lei da Tarifa Zero estabelece o oferecimento de gratuidade do passe escolar a moradores de Uberlândia regularmente matriculados no ensino fundamental, médio e superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária total igual ou superior a 600 horas. Antes, os estudantes tinham desconto de 50% sobre a passagem de ônibus.
Para conseguir o benefício, o estudante precisa se cadastrar no aplicativo (associação das empresas que atuam no setor, Ubertrans), apresentando comprovantes de residência e matrícula, declaração de frequência escolar, documento oficial de identificação como foto, foto facial para biometria e grade de horário emitida pela instituição que frequenta.
Todos os dados passam por análise da Ubertrans, cabendo o deferimento dos cadastros à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). O prazo para conclusão do processo é de cinco dias úteis contados a partir da solicitação.
O decreto estabelece que o cadastro é válido por seis meses, devendo ser renovado pelo usuário ao término desse período. O benefício do Tarifa Zero, conforme diretriz do prefeito Paulo Sérgio e estabelecido com critérios pelo decreto, não terá seu uso restrito somente para educação e poderá também ser utilizado para atividades de lazer, cultura e esporte.